domingo, 9 de março de 2008

O EGO versus O EU

O EGO
Escolhi um livro do meu mentor preferido OSHO, de quem as palavras saem como um rio que corre para o mar numa tarde límpida, devagar, sussurrando no meu ouvido as suas palavras.
Todos nós dizemos que não somos egoístas, que tentamos fazer o bem e se não fazemos é porque foi sem querer, blá, blá, blá.... Estou cansada de ouvir isso, eu própria também agia assim, até que alguém falou-me que eu estava a precisar de deitar "fora" o meu EGO , para que o meu EU saísse cá para fora, ele estava a ser absorvido pelo meu EGO. Pensei, li, e meditei, e achei que realmente havia qualquer coisa comigo que não estava correcto, porque eu fazia as coisas e pensava sempre no que os outros achariam, e já me tinha questionado a mim própria, se era importante o que pensavam os outros ou o que eu fazia??? Inscrevi-me num curso de destruição do meu EGO. Foi muito bom, aprendi muito, muito mesmo, e talvez por isso eu ache que é importante distinguir o EGO do EU.

Vou transcrever algumas palavras do livro do OSHO que se chama "o Livro do EGO".

"O que é o ego?
O ego é o oposto do nosso verdadeiro ser. Nós não somos o ego, o ego é uma ilusão criada pela sociedade, com o propósito de nos entreter com brincadeiras que nos desviam da nossa verdadeira essência, o Eu. Por isso é que insisto em dizer que, se não se libertar do ego, nunca se conhecerá verdadeiramente. Quando nascemos, éramos um ser autêntico. Mas a partir desse momento as pessoas que nos rodeavam começaram a criar em nós um falso ser, incutiram-nos as suas vontades, os seus gostos as suas preferências. A sociedade criou-nos uma concepção errada do nosso ser. Deram-nos um nome, e em torno desse nome ergueram ambições e condicionalismos. O ego alimenta o desejo e a vontade de ser o primeiro em tudo, o ego explora-o, impedindo-o de vislumbrar um pouco que seja do seu verdadeiro ser, apesar de a sua vida estar sempre presente, em toda a sua autenticidade.
Aqueles que procuram a verdade têm de começar por ignorar tudo o que a sociedade lhes foi dizendo que eram. Liberte-se dessas mentiras, porque só você pode saber qual é o seu verdadeiro Eu. Ninguém mais o sabe: nem os pais, nem ninguém, porque ninguém poderá entrar na privacidade da sua existência além de você mesmo. Como ninguém sabe nada sobre si, tudo o que disserem a seu respeito é errado.
Ponha tudo isso de lado. Desmanche totalmente o seu ego! Essa é a maior descoberta possível, porque dá início a toda uma peregrinação rumo à felicidade absoluta, rumo à vida eterna.
Basta escolher entre frustração, sofrimento e tristeza - se optar por manter e alimentar o seu ego - ou paz, silêncio e felicidade - sendo que neste caso terá de recuperar a sua inocência.".


Amanhã, ou depois ou depois, continuarei a transcrever palavras de OSHO, sobre este assunto que eu acho tão importante nos dias que correm, temos de ser competitivos nem que para isso tenhamos que ser desonestos, temos que ser mais do que os outros nem que para isso tenhamos que roubar.
Estamos numa sociedade maluca, onde não existem valores, só existe o poder, o material, o dinheiro... e o resto????? Onde está a amizade, o amor, a solidariedade???? Foi-se.

Eu própria, e isto é um pequeno aparte, se não tivesse perdido o meu Ego, estaria agora a odiar algumas colegas, que se aproveitaram de eu ter de ficar em casa por doença e resolveram espalhar o mal, dizendo cobras e lagartos sobre a minha pessoa, quando soube, apeteceu-me esganá-las, principalmente porque os ditos eram mentiras puras, mas parei, meditei e pensei, se vou tirar satisfações com elas, de que me vai adiantar' vão atirar as culpas umas para as outras, se lhes deixar de falar? Não seria uma forma sensata de lidar com o problema. Não vou passar uma esponja sobre o que disseram, mas optei que o tempo, que é o meu guardião faça com que a verdade seja reposta, e vou falando com elas, porque elas é que precisam de mim, elas sofrem e eu tenho a obrigação de tentar amenizar um pouco o sofrimento desses seres humanos, que andam aqui sem saber porquê. A minha missão não é odiar, também não é dar a outra face, é tentar que dentro do ódio e do egoismo saia alguma coisa de bom que essas pessoas possam ter. E agindo assim acho que elas sentem mais a culpa pelo que disseram, e agora não me largam e para elas eu sou a melhor pessoa do mundo. Ironias da vida.

2 comentários:

Gonçalo disse...

Já andava a procurar cumprir o meu Eu, em detrimento dos preconceitos e ideias formatadas do passado, só não sabia que isto seria fugir ao meu Ego:)
E digo-te uma coisa, agiste correctamente com as tuas colegas, porque usaste a melhor arma que podes usar num confronto de posições, usaste o amor:)
Beijocas fofas***

Anónimo disse...

É bom ter comentários teus, já estava com saudades. Como prometi, assim fiz, escrevi um pouco sobre a diferença entre o EU e o EGO. Sei que foi pouca coisa, mas penso que deu para entender que o EGO eleva-nos no mau sentido e o EU exalta o melhor que há dentro de nós. Notícias, notícias, estou sempre à espera de notícias do Gonçalo. Eu sei que o trabalho é muito, mas um tempito para os amigos sabe sempre bem.
Beijocas fofas.