sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O Túmulo da Família de Jesus



O Túmulo da Família de Jesus

" TÚMULO DA FAMÍLIA DE JESUS conta-nos a história de um dos maiores achados arqueológicos dos nossos tempos – a descoberta do túmulo da família de Jesus de Nazaré. Depois de um bulldozer ter, acidentalmente, chocado com um túmulo durante a construção de um complexo habitacional nos subúrbios de Jerusalém em 1980, arqueólogos das Autoridades de Antiguidades Israelitas foram imediatamente chamados à cena. Já lá dentro, os arqueólogos encontraram dez ossários. Seis deles continham inscrições: Jesus, filho de José; duas Marias e Judas, filho de Jesus.
A equipa concluiu que o invulgar grupo de nomes não passava de uma mera coincidência. Depois de removidos e catalogados os ossários, o túmulo foi abandonado para que os construtores pudessem terminar o trabalho.
Vinte e cinco anos mais tarde, Simcha Jacobovici, um jornalista premiado com um Emmy, conseguiu identificar estes ossários junto das Autoridades de Antiguidades Israelitas e decidiu investigar esta notável colecção de nomes. Simcha conseguiu localizar o túmulo original que, para grande surpresa de todos, permanecia intacto. Conseguindo acesso exclusivo ao mesmo, depressa percebeu que os arqueólogos que tinham passado antes pelo local não tinham reparado em provas vitais que fazem deste achado a descoberta de uma vida inteira.
Esta é uma história que conquistou a atenção dos media internacionais, levantando questões pertinentes sobre a história de Jesus. O «Jesus» e a «Maria» referidos nestas inscrições serão mesmo o Jesus e a Maria das antigas escrituras? Neste livro, os leitores são levados numa jornada fantástica: desde ficarem a conhecer algumas análises estatísticas, e fazerem uma viagem no tempo ao longo de dois milénios, podem também perceber o que se concluiu sobre esta questão a partir das análises de ADN e do patine encontrados nos túmulos. Ao lado do que aqui foi feito, um episódio do CSI parece coisa de meninos. O TÚMULO DA FAMÍLIA DE JESUS responde de um modo extraordinário a uma questão ancestral.
Numa arrebatadora combinação de história, arqueologia e teologia, este livro irá mudar o modo como pensamos em Deus, na religião e em tudo o que aprendemos sobre a vida e morte de Jesus."

Autores: Charles Pellegrino, Simcha Jacobovici

Para mim que sou agnóstica, sempre me fascinou a vida deste Ser que aprendi a respeitar desde pequena, mas sempre me surgiram questões sobre a sua vida sendo ele um Ser que vei para nos fazer como somos e à sua semelhança tinhamos que ter defeitos e virtudes como eles nos criou, como nos fez. Então esse Ser seria um Homem normal, porquê apontar-lhe tantas virtudes e tantos defeitos? apontar-lhe todo o bem e todo o mal? Este livro pode ser mentira, um mito, mas deu-me para pensar, para ir de encontro a ideias que existiam dentro de mim há já tanto tempo. Gostei, gostei mesmo muito.
AnaBorges


Sem comentários: