sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

SE ME VIRES .......



Se me vires cansada ... fora do caminho,
quase sem forças para andar;
se me vires a achar que a vida é dificil
porque já não posso, porque já não vou em frente,
vem-me lembrar como é o início,
vem-me desafiar com o teu desafio.

Move-me a alma
devolve-me o impulso
conduz-me a mim mesmo.

Eu saberei acender a minha lâmpada
na escuridão, no vento frio,
voltarei a ser fogo a partir das brasas quietas,
que acenda e reviva o meu andar peregrino.
Volta a sussurar-me aquela ordem
desde o primeiro passo para um princípio.

Mostra-me a garra necessária
para eu me levantar do chão.

Se me vires cansada, fora do caminho,
sem ver mais espaços que o dos abismos,
lembra à minha memória que também há pontes,
que também há alas, que ainda não vimos.

Devemos seguir armados de fé e de bravura,
e seremos sempre aquilo em que acreditamos.
Que somos guerreiros da vida plena,
que tudo nos guia para o nosso lugar,
que num primeiro passo, e num novo empenho,
nos conduz de modo a não sermos vencidos.

Que a árvore se dobre,
se agite, estremeça, perca as folhas e torne a brotar,
mas permaneça erguida,
porque o único trecho que está mais à frente
é aquele que cobre o nosso pé estendido.

Se me vires cansada, fora do caminho,
solitária e triste, quebrada e ferida,
senta-te do meu lado, toma as minhas mãos,
entra pelos meus olhos até ao meu esconderijo ...
e diz-me ... É possível! E insiste, é possível!
até que eu entenda que posso.

Que a tua voz desperte, a partir da tua certeza,
e que pelo cansaço ficou adormecido.
E talvez, se quiseres, empresta-me os teus braços
para incorporar-me, nova e decidida.
Porque a união é triunfo
quando seguimos ombro a ombro
com o mesmo brio.

Se me vires cansada, fora do caminho,
leva o meu olhar para o teu caminho.
Faz-me ver as pegadas, que lá estão marcadas,
um passo atrás do outro por onde vieste.

E virá contigo uma madrugada,
a voz insistente para um novo começo,
que abrirá outro rumo porque ...
Sim, eu acreditei! ... que é sempre possível! ...
é possível ...

Autor Anónimo



Sem comentários: