domingo, 12 de outubro de 2008

FÁTIMA - UM LUGAR SAGRADO DE CULTO







FÁTIMA - LUGAR DE CULTO





Hoje vou escrever sobre uma "coisa" que me chamou á atenção, e confesso, embora não sendo católica, sou cristã, acredito em alguém superior a mim, que gere este local a que chamamos Mundo, e a minha forma de acreditar nesse Ser Superior, é que ele é um Ser simples nos mostre que para seremos felizes temos que ser nós próprios, não tentar seguir "modas", porque Ele é humano, Ele existe para nos tornar melhores pessoas, tornar-nos pessoas sérias, honestas, felizes, tentando viver com o que nos baste. Hoje em dia é difícil acreditar nesses valores, pois a vida torna-nos pessoas, más, incultas, agressivas, desonestas, infelizes, tristes, e esses valores de certo não serão o que esse Ser Superior deseja. Mas, como mudar a nossa maneira de pensar, se olhamos á volta e só vemos injustiças, faltas de educação, agressividade por coisas simples, lutas por poder, desejo de ter mais e mais, insatisfação .......

Vivo num sitio, ainda não há um ano e apercebi-me que durante quase todo este ano, com meses de enorme afluência outros de menos afluência, a quantidade de pessoas que se dirigem para Fátima, para cumprirem promessas, para venerarem a Santa, mostram a fé que cada vez mais existe dentro de milhares de pessoas, e fico absorta sem saber o que pensar, pois Fátima para mim é uma incógnita.

Fátima deveria ser um lugar simples, de culto, onde se diz que apareceu a santa a três crianças, e para as pessoas terem tanta fé, caminharem tantos Km a pé, lutarem contra dores, frio, calor, chuva, algo existe e isso é bom, é bom acreditarmos que ainda existe Alguém em quem valha a pena fazer tantos sacrifícios, mas ......
E este mas.... é porque é que Fátima se tornou numa verdadeira riqueza??????

Porque se investem milhares e transcrevo: "

"Os custos da nova Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, já contabilizados os acessos, deverão ascender a 80 milhões de euros, o dobro do inicialmente estimado, revelou esta terça-feira o reitor do Santuário, Luciano Guerra, avança a Lusa.
Durante uma conferência de imprensa realizada após uma visita ao templo, que vai ser inaugurado no dia 12 de Outubro, Luciano Guerra justificou este aumento com a actualização de preços, trabalhos a mais e o custo das obras de arte.
Quando nasceu a ideia de fazer um novo templo, destinado a acolher pequenas multidões em recinto fechado, o Santuário apontou um orçamento indicativo na ordem dos 40 milhões de euros.
Posteriormente a obra veio a ser adjudicada por cerca de 50 milhões de euros à Somague, que se deparou com custos adicionais nos trabalhos nas fundações da igreja, que chegaram a obrigar à colocação de estacas a 32 metros de profundidade em zonas de rocha.
Actualmente, Luciano Guerra estima que o custo da obra atinja valores entre «os 60 e 70 milhões de euros», uma verba a que se somará a contribuição de dez milhões que o santuário irá fazer para o túnel rodoviário adjacente e que será tutelado pela Estradas de Portugal.
«A obra foi financiada integralmente pelas ofertas dos peregrinos», salientou o reitor do Santuário, que espera ter no templo um «espaço digno e adequado» para celebrações até nove mil pessoas, que poderão estar «sentadas e confortáveis» e «abrigadas das intempéries»."
in IOL Portugal Diário - 12 de Outubro de 2008

A fé não precisa de milhões investidos, quem acredita e anda Km e Km não precisa de tanto luxo, vai com a ideia de agradecer á Santa, vai para rezar, estar em silêncio, chorar, orar, e não vai para olhar para os luxos que são investidos, para mim isso é uma afronta ao que diz a Bíblia: Deus andava de sandálias, sentava-se debaixo de uma árvore e falava e todos o ouviam, de certo não seria pelo luxo, mas sim pelas suas palavras, pelo seu Dom de prender as pessoas pelas suas lições que cada um ouvia e praticava.
Ora, agora vou "postar" aquilo que verdadeiramente me chamou á atenção e me deixou não digo "descrente" porque isso teria que explicar melhor no meu crer e isso não é para hoje, nem sei para quando, o que me deixou abismada e a pensar se "alguém" pensou se Aquele lugar é para rezar, para meditar, para chorar, para agradecer ou se é para isto:







Sem comentários: