quarta-feira, 15 de julho de 2009

Parabéns ao Presidente Aníbal Cavaco Silva


PARABÉNS
Nascido a 15 de Julho de 1939, em Boliqueime, Loulé (Algarve).
Filho de Teodoro Gonçalves Silva, Homem que subiu a pulso na vida. Passou de agricultor a proprietário de vários negócios. Esta forma de ascensão social influenciaria a personalidade do futuro Presidente da República. Sempre acreditou que para ultrapassar barreiras sociais bastaria trabalho, organização e objectivos claros. A infância de Cavaco Silva foi tranquila - numa altura em que estava longe de adquirir a pose austera do tempo de primeiro-ministro. Era um aluno pouco aplicado, que acabou por chumbar quando frequentava o actual 7.º ano. Como castigo, o pai obrigou-o a trabalhar na horta, de enxada na mão. Remédio santo. Terminado o liceu, foi estudar para o Instituto Comercial de Lisboa. Tornou-se, rapidamente, num dos melhores alunos. Lisboa mudou a personalidade de Cavaco. Transformou-o numa pessoa tímida, quase amuralhada. A verdade é que esta pose distante passou a ser a sua imagem de marca. Ainda hoje há quem não goste do seu tom gélido e o acuse de secura arrogante.
- Cavaco Silva frequentou o curso de Economia da Universidade Técnica de Lisboa. Estudou sempre com afinco, mesmo quando cumpria o serviço militar em Moçambique. A antecedência com que preparava os exames era famosa entre alunos e professores.
- Em 1964, licenciou-se em Finanças no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (ISCEF), com média de 16 valores. Foi o melhor aluno desse ano.
- Partiu para a Universidade de York, na Inglaterra, onde fez o doutoramento em Economia. A tese foi aprovada com distinção.
Aníbal Cavaco Silva é licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, Lisboa, e doutorado em Economia pela Universidade de York, Reino Unido.
- Foi docente do ISCEF, Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e, quando foi eleito Presidente da República, era Professor Catedrático na Universidade Católica Portuguesa.
- Foi investigador da Fundação Calouste Gulbenkian e dirigiu o Gabinete de Estudos do Banco de Portugal, instituição à qual regressou posteriormente como consultor.
- Exerceu o cargo de ministro das Finanças e do Plano em 1980-81, no governo do primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, e foi presidente do Conselho Nacional do Plano entre 1981 e 1984.
- Presidiu ao Partido Social Democrata (PSD) entre Maio de 1985 e Fevereiro de 1995.
- O Presidente Cavaco Silva é Doutor Honoris Causa pelas Universidades de York (Reino Unido), La Coruña (Espanha), Goa (Índia), León (Espanha) e Heriot-Watt (Edimburgo, Escócia), membro da Real Academia de Ciências Morais e Políticas de Espanha, do Clube de Madrid para a Transição e Consolidação Democrática e da Global Leadership Foundation.
- Aníbal Cavaco Silva cumpriu o serviço militar como oficial miliciano do Exército, entre 1962 e 1965, em Lourenço Marques (actual Maputo), Moçambique.
É casado com Maria Alves da Silva Cavaco Silva. O casal tem dois filhos e cinco netos.


1 comentário:

Abel Santos disse...

Até gostava dele, mas agora desiludiu-me.É igual ao Sócrates.So querem é taxo.Têm vários "vencimentos" e mandam apertar o cinto ao povo que como nós sentimos na pele as dificuldades.Eles não tem as dificuldades dos desempregados,velhinhos e dos que trabalham que deixam de ter vontade de viver.
Até sou PSD, mas não gosto destes "sanguessugas".
Desculpe o desabafo mas estas caras é que enganam...