segunda-feira, 21 de julho de 2008

SIDA




Já devia ter escrito este post no dia 29 de Maio deste ano, mas acho que não me apeteceu, por motivos que nem eu própria me lembro ou nem quero lembrar.
Mas quero fazer um pequeno tributo a quem a SIDA apanhou de surpresa, surpresa???? O que é a SIDA senão um "anão" que entra dentro do corpo humano e o corroí como qualquer doença e qualquer doença apanha um de nós de surpresa. É só ela (a doença) querer.

"A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão pode acontecer de três formas: relações sexuais; contacto com sangue infectado; de mãe para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação.

O VIH é um vírus bastante poderoso que, ao entrar no organismo, dirige-se ao sistema sanguíneo, onde começa de imediato a replicar-se, atacando o sistema imunológico, destruindo as células defensoras do organismo e deixando a pessoa infectada (seropositiva), mais debilitada e sensível a outras doenças, as chamadas infecções oportunistas que são provocadas por micróbios e que não afectam as pessoas cujo sistema imunológico funciona convenientemente. Também podem surgir alguns tipos de tumores (cancros).

Entre essas doenças, encontram-se a tuberculose; a pneumonia por Pneumocystis carinii; a candidose, que pode causar infecções na garganta e na vagina; o citomegalovirus um vírus que afecta os olhos e os intestinos; a toxoplasmose que pode causar lesões graves no cérebro; a criptosporidiose, uma doença intestinal; o sarcoma de Kaposi, uma forma de cancro que provoca o aparecimento de pequenos tumores na pele em várias zonas do corpo e pode, também, afectar o sistema gastrointestinal e os pulmões.

A SIDA provoca ainda perturbações como perda de peso, tumores no cérebro e outros problemas de saúde que, sem tratamento, podem levar à morte. Esta síndrome manifesta-se e evolui de modo diferente de pessoa para pessoa.
"
in www.roche.pt/sida

A informação hoje em dia não nos "obriga" interiormente a fazer tanta discriminação entre estes seres humanos, mas ainda existe interiormente uma repulsa enorme sobre estas pessoas. Esquecem-se, que se forem fazer análises podem ter uma doença com um términus muito mais rápido e ficar mais dependentes de outros, o que a meu ver, ter de depender de outrem para vestir, lavar, comer, etc, então essa é a verdadeira SIDA.

Para todos, eu vivi de muito perto, eu informei-me muito para puder abraçar, beijar, agarrar sem medo de contaminações, porque estava ali agarrado a mim, uma pessoa muito querida que sabia que ia partir em breve e jamais nos voltariamos a abraçar, todos os momentos foram poucos e tão longos ..............................................................

Para ti em especial, um abraço muito grande com todo o meu amor, e já sabes estejas onde estiveres eu amar-te-ei sempre.

Tua ...... Pulga

sábado, 19 de julho de 2008

PARA TODAS AS MÃES






Repara mãe;
Já não sou nenhum petiz.
Ver-me assim crescido
Não te faz feliz?

Ou traz-te à lembrança
Velhas recordações
- As birras que eu fazia,
as fraldas e os biberões?

Diz-ma mãe:
Deu-te gozo viver?
Alguma vez soubeste
O que é lazer?

Toda a vida trabalhaste
Para nós como uma escrava
E, dia após dia,
Eu nunca te elogiava.

Agora aqui estou,
Se me dás licença.
Mas tudo o que te dê
jamais te recompensa.

Perdoa-me mãe:
Não fui o filho ideal.
Mas também que querias?
- Não nasci no Natal!

Gostaria que fosses
Mais culta e liberal.
Não o és e sabes?,
- Isso fez-me muito mal!

Queixas-te muitas vezes
De ter nascido, mãe.
És infeliz, eu sei
mas eu também.

A não teres nascido
Ou não teres casado, como dizes,
Talvez tivéssemos sido
Ambos muito mais felizes.

Autor: Rogério Medeiros

sexta-feira, 18 de julho de 2008

OS TÓKIO HOTEL



Ora bem.
Para começar, não era minha intenção escrever fosse o que fosse sobre comentários, mas quis o acaso que fosse "cuscar" o meu extriming e deparei-me com comentários bué de antigos, não serão bem do tempo do "padre Boi" de nome Padre Antunes amigo intimo de El-Roi D. Carlos, de linha torta pela minha Mãe e mais pela linha quadrada do meu rico Paizinho, seria talvez mais da linhagem do meu Santo Avô El Severino, que atacava donzelas la para as bandas da Serra da Estrela, fugido da Guerra de Espanha, ele saberá o porque do fugido, eu não estou nem para aí interessada, cada um foge pelo que lhe apetecer.

Achei estranhissimo os comentários aos tadinhos dos TóKio Hotel, abençoada mãezinha que fez um Bill tão afemininado mas muito bonito, não seria talvez o tipo de filho que eu gostaria de ter tido, mas entendo que o rapazito consegue ganhar mais em 3 piquenas horas que o meu em 3 anos a dar no duro como Gestor, coisas da vida.

Ora bem para se conhecer mais um bocadito dos bichinhos, deixo aqui um piqueno vídeo para os incultos ficarem a entender o porque da histeria das crianças.

Eu se tivesse uma filhota com essa desgraçada idade do armário como dizia o querido do Paizinho, ia com a caixopa, mais as mochilas, os abençoados sacos camas, os piquenos colchões azuis (porque a coluna tadinha já não vai muito com a dureza do chão), os toalhetes perfumados da Dodot para a porcaria ser um bocadito menor, e a caixopa vinha toda contente, porque tinha visto aquela coisa, tinha uma Mãe bué da fixe, que ainda conseguia ser mais maluca que ela, e a minha coluna para o sim para o não, há que escondidamente levar uns Relmus para as dores, até cá bezana de alguns eu até estava a empastilhar qualquer coisa.

Claro que se a minha "criança" a verdadeira, imaginasse tal, voltava a dizer que o meu local de vivência deveria ser o Sobral Cid ou o Júlio de Matos, mas eu já estou refinada e mandava-o levar onde ele entende-se, porque eu já tenho estatuto de doida, por isso deixem-me.

Ora intão vamo-nos-lá aos Tókio, porque o Hotel é onde o Criador entender.

Um big abraço da Abelhaferrona, velha e doida.


Ps: Este post é "dedicado" a um jovem que gostei de ler, embora ache que tem que se "libertar" mais de certos perconceitos que entendeu ficarem bem. Viva a vida, caro jovem, porque só se droga quem quer, só se prostitui quem quer, só fuma quem quer, só bebe quem quer. Todos nós somos seres autónomos, um motor diferente e uma mente nossa, própria de cada um, nada nos faz mudar, só nós mesmos. Vivam e deixem viver, e acompanhem de perto o que entenderem dos vossos filhos, dando-lhes a confiança que eles merecem. Para Samuel de Paiva Pires, penso que do bloge Estado Sentido.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Incêndio nos arrabaldes da cidade dos Doutores Coimbra












Finais de Julho de 2008.



Que loucura.



O primeiro incêndio grande (talvez médio), "atacou" os arredores da cidade de Coimbra.


"Levado pelo vento, o fogo “bailou” ontem entre os concelhos de Coimbra e Cantanhede. Vale O fogo que ontem à tarde atacou violentamente a zona de Ançã, pouco depois das 14h00, dirigiu-se numa primeira fase para Portunhos, também em Cantanhede, mas acabaria por abrir uma outra frente, quase paralela, em direcção ao concelho de Coimbra, consumindo matas em Andorinha, Cioga do Campo, S. João do Campo e S. Silvestre.Sem dar tréguas durante oito/nove horas, o incêndio acalmou já noite cerrada, ainda assim sem motivo para descanso para os meios de combate envolvidos, que foram aumentando à medida da dimensão do fogo. Combatido, na fase mais aguda, já perto do final da tarde, por 275 bombeiros, apoiados por 71 viaturas, e seis meios aéreos (dois helicópteros e dois aerotanques e dois aviões médios), o fogo desenvolveu-se em zonas de mata densa, de pinhal e também em eucaliptais, mas não atingiu qualquer habitação ou povoações. Às 16h00, quando já estavam no terreno mais de uma centena de bombeiros e mais de 35 viaturas, o vento alastrou as chamas de Ançã para Cioga do Campo. Bem perto da vila de Ançã, a população assistia, receosa, ao vaivém de viaturas dos bombeiros que se abasteciam à entrada desta vila num autotanque dos bombeiros de Vila Nova de Poiares e dos meios aéreos, que se perdiam no meio do espesso fumo preto que escureceu o céu.Pouco depois, “soavam” os alertas nas matas de Andorinha (Lamarosa), e também em S. João do Campo, onde o combate durou duas horas e meia, mas não extinguiu as chamas, que passaram para S. Silvestre, onde a “batalha” andou pelas zonas de Vila Verde e S. Marcos. José Luís Pimenta e José Cortesão, presidentes, respectivamente, das juntas de freguesia de S. João do Campo e de S. Silvestre, estiveram a acompanhar de perto o combate ao fogo e ambos partilhavam, ontem à noite com o Diário de Coimbra, a convicção de que se não fossem os meios aéreos a situação ter-se-ia agravado. Para os autarcas, e tendo em conta as dificuldades de acesso às zonas densas de mato, pinhal e eucaliptal, a acção dos meios aéreos impediu que as labaredas se aproximassem perigosamente das habitações. Em nenhuma das freguesias houve qualquer casa afectada, o que já não se pode dizer de alguns pequenos arrumos, em zona de mato.Bem perto das 23h00, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra revelava algum optimismo, apesar de duas frentes continuarem activas e de os meios aéreos já não estarem a actuar. Em fase de rescaldo em S. João do Campo, e menos preocupante em S. Silvestre, a concentração de meios terrestres virava-se para Ançã, onde o fogo, contudo, ficaria circunscrito, segundo informações recolhidas já depois das 23h00.No combate ao incêndio estiveram bombeiros das corporações de Cantanhede, Coimbra (sapadores e voluntários), Brasfemes, Vila Nova de Poiares, Montemor-o-Velho, Penela e Aveiro." in Diário de Coimbra de 17 de Julho de 2008.


Ainda bem que o meu Pai era pobrezinho e um bocadito avesso ao trabalho rural, senão a esta hora ainda andava eu de mangueira na mão, ao lado dos bombeiros (a armar-me em forte, mas aflitinha de medo) a cuidar da "herança", é nestas situações que mais vale ser pobre que sofrer a vê-lo ir, já não basta ele ir todos os meses como se estivesse com uma gastroenterite, já não basta as notícias alarmantes que quando formos para a reforma, apesar de velhos de podres já caqueticos, vamos sem cheta para pagar a medicação, e com boa vontade ainda temos que pagar aos pobres governantes algum imposto sobre a longevidade. Abençoado Saramago e as Intermitências da Morte.

E estavam todos aflitos porque o calor ainda não tinha chegado..... que chatice......., claro, as férias marcadas, as casas assinaladas (€) que fazem tanta falta, as criancinhas desesperadas porque não podiam experimentar as vestimentas novas da Lego, Petit Patapom, as Croks de variadíssimas cores a condizerem com os chapelinhos (que saudades que eu tenho do meu chapéu de palha, que graças ao dinheiro do meu Pai todos os anos tinha um novo mas sempre igual).


Pronto pessoal, peguem nas toalhas e vão até á praia, porque segundo as estatísticas não sei de quem, talvez minhas, o Verão irá até S. Martinho de certeza.


Até breve, lagostins.



Abelhaferrona

Eu e eu e eu



Já há algum tempo que não me dedicava a este meu diário, não por falta de vontade, mas por falta de tempo mesmo.

Já lá vai o tempo em que adorava o calor, adorava o Verão, adorava o cheiro da relva molhada. Hoje detesto o calor, detesto o Verão, detesto tudo o que me incomoda. Entendi o porquê da minha antiga paixão, o Verão.

Férias, gelados, praia, namoricos de barraca, azafama de fazer as malas e ir para a praia, o primeiro escaldão, a pele a esfolar, o creme Nivea, a azáfama matinal do pequeno almoço, colocar tudo dentro dos sacos, não esquecer o baralho de cartas, o prego, o ringue, a bola de encher, uns livros, eu e os meus primos todos da mesma idade era um divertimento, e o Colégio tinha ficado lá longe ......, só as férias interessavam, praia com sol, sem sol, com vento sem vento, tudo isso era tão bom. A água gelada, os gritos quando uma onda salpicava o corpo quente, que saudades.

E agora?????

Agora, odeio os escaldões, as bolhas no corpo, a água mesmo fria parece queimar a pele, aquele tom de lagosta suada é horrível, os bronzeadores, a areia agarrada á pele tal como croquete antes de fritar, as bolas de footboll na cabeça e uma desculpa nojenta de desculpas, odeio, odeio, odeio. Como é possível adorar tanto uma coisa e vir a detestá-la tanto....... ????????

Agora amo, o escuro, a frescura nem que seja de uma reles ventoinha ou mesmo de um jornal dobrado em quatro, os pés dentro do rio e o corpo á sombra, um livro (dos que fazem sonhar, daqueles em que o sapo se transforma em príncipe, encantado ou não tanto faz), uma caipirinha bem fresca, e as nuvens a passear por cima de mim, a lembrar tempos de infância em que inventava desenhos nas nuvens.

Melancólica???? Talvez. Mas eu sou mesmo assim. Directa quando tenho que ser directa, má quando tenho que ser má, doce quando as pessoas merecem. Adoro o meu amigo/a, posso estar anos ser o/a ver, mas a amizade dura a vida toda, toda mesmo depois de algum de nós já ter partido para outras viagens sem volta.

Bom já escrevi algumas memórias fico-me por aqui.

Boas férias

Abelhaferrona

quarta-feira, 2 de julho de 2008




Cara Senhora/Senhor:



Parece o início de uma carta, mas não é. Simplesmente é um desabafo. Ainda não entendi porque visita tanto o meu blogue, e não é capaz de o criticar o de simplesmente fazer uma referência qualquer, seja boa ou má, eu respondo sempre. Não entendi porque referiu num comentário seu, porque é que eu tinha eliminado o comentário. Não o faço, nunca o fiz nem o farei, se me tratarem mal o que pode acontecer é levarem o troco, mas que o publico, publico. Por isso fiquei sem saber se terá sido a pessoa que eu penso, e estou na dúvida, mas não tenho tempo nem quero ocupar os meus pensamentos com coisas meras.

De qualquer maneira, ao verificar que me tinha vindo "visitar", qui sá saudades, achei por bem, fazer um post, a este assunto, que se dirige especialmente a si, mas também a quem fica só por "passear" navegando nos mares sem interesse, a não ser para mim própria, porque o que escrevo, as fotos que coloco e as músicas só eu é que entendo, não me interessa que as outras pessoas gostem ou odeiem, achem interessante ou piroso. Cheguei a um estádio da minha vida que faço o que me apetece dentro do que posso, por exemplo hoje viajava pelo mundo, iria visitar lugares onde o ser humano talvez nunca vá, ou até nem ache piada nenhuma, pois não são lugares para mostra, nem passereles, são lugares inóspitos, onde só as mentes sãs irão.

Mas o dinheiro não estica, não é pastilha elástica, por isso fecho os olhos e viajo dentro de mim.

Mas seja bem vinda/o, é um prazer recebe-la/o.

Um ferrão pequeno

Abelhaferrona

terça-feira, 1 de julho de 2008

Que Dia ...... Que Humor.........



Acordei hoje tal como uma Abelha em dia de tempestade.

Estou na fossa.

É chato termos de trabalhar por obrigação sempre a pensar no fim do mês para termos dinheiro para tentar sobreviver a esta vida, e ........ coitado não dura nadinha, tem uma pressa em fugir..... paciência, por muito que corra atrás dele, ele "evapora-se" por entre os dedos.

Olho lá para fora através de uma janela que já não vê água desde a última chuvada, mas dá para ver o céu azul e ver que deve estar sol.

Apetecia-me sair daqui. Para onde? Não faço a mínima ideia, bastava sair daqui, deixar de ver estes rostos, ou melhor estas fachadas de rostos, onde a máscara esconde a realidade.
Deixei cair a minha máscara, e pensei que se fosse eu mesma sentir-me-ia muito melhor. Enganei-me redondamente, a máscara, a carapaça, o faz de conta ainda continua a ser o melhor, ainda continua a "transformar-nos" em seres capazes de suportar a mentira, a hipocrisia, a velhaquisse, os sorrisos de plástico.
Corri tudo, e sorte minha, afinal não tinha deitado fora a minha máscara a minha carapaça, simplesmente a tinha escondido, mas encontrei-a. Ou, ela veio ter comigo, sentiu que eu necessitava dela para sobreviver nesta selva.
Selva? Não, era bom demais se fosse selva, na selva os animais são o que são, não escondem nem fazem nada para mostrar o que não são. Isto, este lugar é o Jardim Zoológico ou melhor é um Circo de Feras, onde os animais são "ensinados" a fazer o que melhor lhes convém, para serem agraciados com um doce dado á socapa pelo director, ou seja pelo domador.

Que raio de mundo este.

Sempre me questionei de onde vim, explicaram-me que vim de dentro da barriga da minha Mãe, por isso como me sinto um ET, a minha Mãe só pode ser uma nave extraterrestre. Vi logo.

Tenham um dia feliz,



Abelhaferrona